Como a Festo disseminou sua cultura corporativa para seus colaboradores por meio de game desenvolvido pela Aennova

A Festo, empresa líder mundial em Automação Industrial de origem alemã resolveu apostar em uma nova plataforma para disseminar sua missão, visão, princípios, código de ética e instigar uma profunda reflexão sobre as principais diretrizes da companhia: requisitou à Aennova, empresa destaque do segmento de gamefication, um projeto que consistia no desenvolvimento de um serious game especificamente voltado para este fim.

O game, batizado de Bee Festo, trata-se de uma competição que utiliza na ficção um contexto ambiental bastante atual e relevante: o desaparecimento das abelhas do planeta. O enredo (story telling) do game baseou-se na seguinte premissa: numa tentativa de ajudar a ONU (Organização das Nações Unidas) no problema em questão – desaparecimento das abelhas, a Festo resolve contratar uma equipe de profissionais para desenvolver o projeto da construção de abelhas biomecânicas. Para tanto, o jogador, que no jogo será o responsável por essa equipe, deve estar alinhado com as diretrizes contidas em sua missão, visão e princípios, bem como com seu código de ética.

Para Deise Guelere, Coordenadora de Desenvolvimento do RH da Festo, a ideia da utilização do game para disseminação dos valores da companhia visa propiciar experiências marcantes, mudanças positivas de comportamento, além de facilitar a incorporação desses importantes conceitos, fundamentais para o engajamento de todos na empresa. Deise afirma: “acredito na utilização de serious games, pois sem dúvida nenhuma, cada vez mais trabalhamos com um ambiente virtual e dinâmico e aliar novas maneiras de aprendizado, dentro deste conceito, faz todo o sentido em minha opinião”.

Como resultado, o game trouxe uma nova dinâmica para a empresa, promovendo uma importante integração entre os jogadores e os mobilizando em uma esfera de colaboração, na qual um ajudava o outro a responder aquelas questões nas quais se tinha dúvida, o que acarretou grande interação, e troca de conhecimentos e expertises no ambiente corporativo.

Andre Legner, Assistente de Compras que trabalha na Festo há dois anos, foi o jogador que mais pontuou no game e, como reconhecimento, ganhou um iPad de presente. Tal premiação está relacionada à aplicação de conceitos relacionados aos jogos e à teoria da Jornada do Herói, na qual feedbacks imediatos e prêmios relacionados à pontuação estão ligados ao engajamento e motivação do jogador. “Foi uma experiência muito boa participar do game Bee Festo porque a empresa proporcionou uma abordagem nova e diferente para disseminar as informações de missão, valores, visão, código de ética, e envolver seus funcionários”, afirmou Legner.

por Assessoria de Imprensa Aennova