A perspectiva de aprendizagem dentro da empresa (ou o fim dela) é o fator que mais pesa para a permanência do colaborador em uma organização. Na pesquisa realizada pelo Recursos Humanos IQ sobre retenção de colaboradores, 36% dos entrevistados afirma que decide continuar trabalhando no mesmo local em razão do oferecimento de cursos como Mestrado, Pós-Graduação e MBA. Por outro lado, o fim das oportunidades de aprendizagem é apontado por 43% dos profissionais como o principal motivo para uma eventual saída da empresa.

Para Jorge Luiz de Paula Baptista, Gerente Executivo de Recursos Humanos do Grupo São Martinho, é preciso criar desafios diários para que a organização permaneça interessante para o colaborador. “Se você não desenvolver um projeto novo ou se a cultura não for voltada a inovação, os processos ficam desinteressantes. Eles não movimentam nada, nem ninguém”.

Jorge afirma também que os desafios devem estar atrelados ao desenvolvimento de carreira e a novas oportunidades, inclusive transições horizontais de função. Dessa forma, o colaborador verifica que está se direcionando de acordo com metas e objetivos, deixando até a remuneração em segundo plano.

A pesquisa confirma a opinião do Gerente do Grupo São Martinho. A questão financeira vem em segundo lugar tanto para a permanência na empresa quanto para uma eventual saída. Um aumento salarial é o fator que mais pesa para 20% dos entrevistados quando pensa se continua ou não trabalhando no mesmo local. Da mesma forma, 16% deles aponta uma baixa remuneração como principal motivo de saída.

Em seguida, conflitos com superiores (14%) e problema com colegas (16%) somam 31% entre razões centrais apontados para perda de colaboradores. Segundo Ricardo Brandão, Diretor de Administração e Suprimentos da TECFIL, um ambiente pesado, com chefes que humilham os colaboradores, destrói as empresas.

por Recursos humanos IQ

a pesquisa completa você encontra no link abaixo

http://www.recursoshumanosiq.com.br/gest-o-de-talentos/articles/aprendizagem-e-o-principal-fator-para-retencao-de/